Como Ganhar dinheiro com Blog

0
272
Ganhar Dinheiro com Blog

Como Ganhar dinheiro com Blog

Muitas pessoas perguntam se é possível ganhar dinheiro com Blog. Sim, é possível ganhar dinheiro com Blog, mas isso vai depender basicamente do seu empenho e determinação.

Veja Como Ganhar Dinheiro com Blog:

1 – Crie o seu blog
2 – Crie conteúdo de qualidade
3 – Encontre onde estão os seus leitores
4 – Crie relacionamento com os seus leitores
5 – Comece a ganhar dinheiro através de uma das formas de monetizar o Blog

Parece fácil, correto? Mas não é! Alguns desses pontos acima são simples de serem realizados, mas outros necessitam de vários passos e tempo. Vamos a eles:

Veja aqui Como Ganhar Dinheiro com Blog.

[dropcap]1[/dropcap] Crie o seu Blog

Para ganhar dinheiro com um Blog é necessário ter um Blog. Parece óbvio isso, mas para muitas pessoas que nunca tiveram um blog a coisa pode ser bastante nebulosa.

Para começar um blog é preciso que você tenha pelo menos algum conhecimento básico sobre WordPress. Se você ainda não tem nenhum conhecimento e está perdido sobre como começar um Blog, não desanime! O curso do Marcos Rezende é ideal para você ter o conhecimento necessário para dar o ponta pé inicial e se tornar um expert.

Curso WordPress Completo

[dropcap]2[/dropcap] Crie Conteúdo de Qualidade

Um blog não é um blog se não tiver conteúdo. Depois que você já tiver instalado o seu blog, você precisará focar a sua atenção em criar conteúdos de qualidade para o seu blog. Os assuntos dos seus textos dependerão do nicho que você tiver escolhido.

O segredo para se criar um bom conteúdo é ser o mais útil possível. Você deve criar conteúdos que sejam importantes para o seu leitor, que resolvam algum problema que ele tem e que ele não sabe como resolver. Os textos que fazem mais sucesso são os que conseguem, de alguma forma, transformar a vida do leitor. Mas, para isso, é necessário que o leitor confie em você. Você precisará ser uma autoridade no seu assunto e passar credibilidade para quem te segue. Esse é um ponto crucial para você conseguir ganhar dinheiro com o seu blog no futuro.

Se você quiser aprender sobre Marketing de Conteúdo, o melhor especialista no assunto é o Rafael Rez. Veja aqui tudo sobre o curso do Rafael Rez:

Curso de Marketing de Conteúdo do Rafael Rez: Marketing Hacks

[dropcap]3[/dropcap] Encontre onde estão os seus leitores

Além de criar conteúdos relevantes para o seu Blog, você precisará promovê-lo para que as pessoas possam encontrá-lo. Não adianta criar textos e ficar esperando que os leitores apareçam. Você precisará mostrar que o seu Blog existe e achar os leitores para ele.

Você deverá pensar em que tipo de leitor você quer atrair para o seu Blog. Você pode criar um Avatar desse leitor (também chamado de persona) para te ajudar a definir esse perfil de leitor que você quer atrair. (O curso do Rafael Rez também te ensina a criar esse avatar/persona para o seu blog).

Depois de definir quem é o seu avatar/persona, você deverá tentar descobrir onde essa persona já navega na internet:

Descubra:

Que tipos de blogs ela já acompanha? (liste os 3 top blogs)
De quais fóruns/grupos ela participa? (liste os 3 top fóruns/grupos)
Essa persona escuta a podcasts? (liste os 3 top podcasts)
Essa persona é engajada em quais redes sociais? (liste as 3 top redes sociais)

Cada um desses lugares acima é uma possível oportunidade de desenvolver uma presença, seja deixando comentários, se oferecendo para criar “guest posts”, ou apenas sendo útil ajudando e respondendo perguntas.

Com essa lista que você criou (blogs, fóruns/grupos, podcasts, e redes sociais), você terá um bom material para começar a se relacionar e gerar valor. O objetivo aqui é ir se relacionando e criando engajamento. Quanto mais relacionamento você criar, mais as pessoas terão curiosidade em conhecer você e visitarão o seu blog. Mas atenção, nunca utilize práticas de spam, isso só trará prejuízo ao seu blog.

[dropcap]4[/dropcap] Crie relacionamento com os seus leitores

Quando as pessoas começarem a visitar o seu Blog para ler os seus conteúdos, você deverá criar uma comunidade. E como fazer isso? Respondendo aos comentários um a um e atraindo as pessoas a voltarem para o seu blog novamente. Ter um leitor engajado é um passo bastante necessário para conseguir monetizar com o seu blog.

Se você passar um conteúdo de valor e realmente ajudar as pessoas, você verá que os seus leitores passarão a divulgar o seu blog espontaneamente, seja para os amigos ou para outras pessoas que também procuram pelo o que você tem a dizer.

Bem, os primeiros quatro passos (criar o seu blog, criar conteúdo de qualidade, encontrar onde estão os seus leitores, e criar relacionamento com os seus leitores) são a base que você precisa para ser capaz de começar a ganhar dinheiro com o seu Blog.

Tudo isso acima requer uma boa dose de trabalho e dedicação, mas é realmente a base para que você possa fazer um bom trabalho e consiga monetizar com o seu blog. No entanto, o dinheiro também não cairá do céu. Será necessário um trabalho contínuo e várias tentativas diferentes para isso acontecer.

Existem várias maneiras de se ganhar dinheiro com Blog

Muitos blogueiros acreditam que só há uma forma de se ganhar dinheiro com o blog. Esse pensamento é totalmente incorreto. Existem inúmeras formas de monetizar com o seu blog.

De uma forma geral, as formas de monetizar com o Blog são:

[dropcap type=”1″]1[/dropcap] Anúncios

Essa é a forma como vários blogs começam. É, de certa forma, a mesma maneira como jornais e revistas vendem espaços de anúncios. À medida que o seu blog for crescendo, anunciantes vão querer pagar para expor anúncios para a sua audiência.

Mas, para que os expositores queiram pagar para colocar anúncios em seu blog, é necessário que você já tenha um tráfego razoável de leitores no seu blog, e isso não é fácil no começo. Então, a forma mais fácil de colocar anúncios no seu blog e monetizar enquanto você não possui muitos leitores é colocar o Google Adsense no seu blog. O Adsense é um programa de afiliados do Google. É uma forma de ganhar dinheiro veiculando anúncios de terceiros em seu website ou blog. Funciona como se você estivesse alugando espaço em seu site para que o Google insira os anúncios dele. Quando alguém clica no anúncio em seu blog, você ganha um percentual em dinheiro.

Atenção: o Google Adsense possui várias regras a serem seguidas e muitos blogueiros já tiveram as suas contas bloqueadas por infringirem essas regras sem saber. Se você fizer tudo correto não haverá problemas, mas é necessário saber antes o que você pode ou não fazer.

Se você não sabe como colocar o Adsense no seu Blog, faça o curso do Jonathan Taioba. O Jonathan Taioba é especialista em Adsense e possui um curso super completo sobre o assunto.

Curso de Adsense do Jonathan Taioba

Segredos do Adsense

 

[dropcap type=”1″]2[/dropcap] Produto Afiliado

Um Produto Afiliado é um link que você coloca para vender um determinado produto de outro blog ou site. Por exemplo, um livro da Amazon. Se alguém clicar no seu link e acabar comprando o livro, você recebe uma comissão sobre essa venda.

Existem diversos programas de afiliados para o blogueiro se cadastrar e indicar produtos. Se você tiver uma audiência fiel e engajada, os seus leitores acabarão seguindo as suas dicas e comprando os produtos que você recomenda.

[dropcap type=”1″]3[/dropcap] Eventos

Alguns blogueiros fazem dinheiro produzindo eventos. Esses eventos podem ser grandes conferências ou pequenos cursos sobre determinado assunto. Nesse modelo, você pode ganhar dinheiro com a inscrição das pessoas no curso, ou com empresas que queiram patrocinar o evento. Um outro modelo também é criar cursos online que podem ser vendidos quase que eternamente, bastando apenas atualizar o conteúdo de tempos em tempos.

[dropcap type=”1″]4[/dropcap] Renda recorrente

Uma outra forma de ganhar dinheiro é criando programas onde as pessoas pagam uma mensalidade (ou anuidade) para receberem continuamente conteúdos de qualidade diferenciados, como conteúdos premium, dicas de ferramentas, e até mesmo coaching.

[dropcap type=”1″]5[/dropcap] Promovendo um Negócio

Algumas empresas ganham dinheiro indiretamente com o Blog. Eles usam o blog como forma de divulgação e para direcionar os leitores para o negócio em si, como por exemplo o site institucional da empresa.

[dropcap type=”1″]6[/dropcap] Serviços

Uma forma comum de ganhar dinheiro é o blogueiro oferecer os seus serviços através do Blog. Esse serviço pode ser qualquer coisa, como uma consultoria, um treinamento, ou qualquer outro serviço que freelancers costumam fazer.

[dropcap type=”1″]7[/dropcap] Produtos

Criar produtos é uma excelente forma de ganhar dinheiro com o Blog. Você pode criar por exemplo um curso online ou um E-book e depois vendê-lo. Esses produtos virtuais são trabalhosos de serem elaborados mas, uma vez prontos, podem gerar uma boa rentabilização.

É possível também vender produtos físicos no seu Blog. Você pode criar camisetas, canecas, ou qualquer outro item com a sua marca e vendê-lo pelo Blog.

[dropcap type=”1″]8[/dropcap] Múltiplas formas de rentabilização com o Blog

Os blogueiros que vivem realmente de Blog costumam ganhar dinheiro optando por várias formas de rentabilização ao mesmo tempo, e não apenas escolhendo uma delas. Poder diversificar as formas de ganhar dinheiro é uma excelente opção pois evita que você coloque “todos os ovos numa cesta só”.

Finalizando:

Ganhar dinheiro com o Blog não acontece de um dia para o outro. Requer trabalho, dedicação, e experimentação, com muitos erros e acertos.

Uma dica é começar o seu Blog colocando o Google Adsense e divulgando algum link de afiliado. Mais tarde, quando você já tiver um bom tráfego para o seu blog (leitores que te acompanham sempre), você conseguirá vender espaços de anúncios, fazer palestras, e produzir cursos ou E-books. Mais tarde ainda, depois que você tiver se consolidado como uma autoridade na sua área, você poderá até mesmo fazer eventos para outros blogueiros e ensinar os seus métodos para eles.

Eu espero que esse texto tenha sido útil para você.

Caso você tenha gostado, compartilhe abaixo nas suas redes sociais.

Você também pode se inscrever no Blog para receber os posts mais recentes e atuais sobre Como Viver de Blog.

Quer saber sobre mais dicas sobre Como Ganhar Dinheiro com Blog?

Então veja todos os nossos posts sobre Viver de Blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here