Glossário de Marketing Digital

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Glossário de Marketing Digital

Glossário básico para as palavras mais usadas no Marketing Digital:

AFILIADO:

Um Afiliado é alguém que participa de um programa de afiliados e recebe comissões indicando, promovendo e vendendo produtos de terceiros, seja um produto digital ou físico. Exemplos de empresas que trabalham com programas de afiliados: Hotmart, Eduzz, Monetizze.

AIDA:

Aida é uma estratégia de Marketing Digital com o objetivo de despertar a Atenção, o Interesse, o Desejo para, no final, levar a uma determinada Ação.

A = atenção (motivar ou surpreender)
I = interesse (o conteúdo deve despertar interesse)
D = desejo (gerar desejo ou curiosidade)
A = ação (call to action = chamada para ação)

ALGORÍTIMO:

Um algoritmo é uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. É uma sequência de instruções bem definidas que devem ser executadas em um intervalo de tempo finito.

ANÚNCIO e GRUPO DE ANÚNCIO:

Anúncio é o local onde você configura as informações que aparecerão aos leitores quando fizerem as suas pesquisas.

Um Grupo de Anúncios reúne vários anúncios para uma determinada campanha.

APPS:

Apps é a abreviação da palavra aplicativos. No contexto dos smartphones, ”apps” são os programas que você pode instalar em seu celular. Existem apps específicos para Iphone (IOS) ou para Android, e existem os que funcionam em qualquer sistema operacional. Alguns são gratuitos e outros são pagos.

AUDIÊNCIA:

Audiência é um grupo de pessoas que se interessam pelo seu tema central.

AUTOMAÇÃO:

Automação é uma determinada ação de marketing digital que pode ser automatizada, como envio de e-mails por exemplo.

AUTORESPONDER:

Autoresponder é um e-mail enviado automaticamente pelo seu sistema de e-mail marketing quando uma pessoa se cadastra, por exemplo, na sua Landing Page ou na sua Squeeze Page. Em geral esse e-mail automático costuma ser um agradecimento pelo fato da pessoa ter se cadastrado na sua página.

B2B (BUSINESS TO BUSINESS) e B2C (BUSINESS TO COMMERCE):

B2B significa em inglês Business to Business, ou seja, são transações entre empresas.

B2B significa em inglês Business to Commerce, ou seja, são transações comerciais entre uma empresa e o consumidor final.

BOUNCE RATE (TAXA DE REJEIÇÃO) e TAXA DE SAÍDA:

A taxa de rejeição, ou Bounce Rate, é um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram uma única página do seu site ou Blog e, em seguida, saíram sem continuar a navegação para uma próxima página. Cada vez que isso acontece, é contabilizada uma rejeição.

Taxa de rejeição não é a mesma coisa do que Taxa de Saída. A taxa de rejeição só acontece quando uma pessoa acessa apenas uma página do site. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o site a partir de determinada página, independentemente desta ser a primeira página visitada do site ou não.

BROADCAST OU TRANSMISSÃO DO E-MAIL:

Broadcast é um e-mail enviado para muitas pessoas ao mesmo tempo. Esse e-mail é único, não é uma sequência de e-mails. Em geral ele é enviado para anunciar uma oferta ou avisar sobre um novo lançamento.

CAC / CPA / CPC / CPM / CTC / CTR

CAC significa Custo de Aquisição do Cliente. É a métrica que mostra o quanto de recursos são gastos para que um cliente atravesse todo o funil de vendas e então realize a conversão.

CPA significa Custo por Ação. É o valor que você informa na configuração da campanha no Adwords de quanto quer pagar por uma conversão.

CPC é o Custo por Clique.
CPC Máximo é o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no seu anúncio.
CPC Médio é o valor médio cobrado por um clique em seu anúncio.

CPM significa Custo Por Mil impressões. É um valor estipulado por cada mil impressões, independentemente de ocorrer cliques ou não.

O CTC mede a taxa de cliques em relação à quantia de mensagens disparadas, medindo o interesse do público a respeito de determinado conteúdo.

CTR é a Taxa de Cliques, ou seja, o número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que ele é exibido.

CAMPANHA:

Uma Campanha é onde você configura os dados onde os seus anúncios serão exibidos.

CARRINHO DE COMPRAS:

O Carrinho de compras armazena os itens numa compra online. Em geral, o carrinho de compras guarda o produto selecionado por você e contém o nome do produto e o valor do mesmo.

CHAMADA PARA AÇÃO / CALL TO ACTION / CTA:

Chamada para Ação é quando você orienta a pessoa a fazer uma determinada ação, como preencher dados de contato, responder à perguntas, marcar amigos nas redes sociais, ou assinar um canal.

COMPARTILHAMENTO:

Compartilhamento é a forma de compartilhar, distribuir, um conteúdo nas redes sociais.

CONVERSÃO e TAXA DE CONVERSÃO:

Conversão é o resultado obtido a partir de uma determinada ação de Marketing Digital. Uma conversão pode ser o cadastro de uma pessoa num formulário ou uma venda por exemplo.

A Taxa de Conversão é a porcentagem de visitantes que realizam uma determinada ação em seu site.
Exemplos de conversão: uma compra em seu site, o preenchimento de um formulário de captura de e-mails, o preenchimento de campos para download de E-books, entre outros.

COPYWRITER e COPYWRITING:

Copywriter é aquel que escreve textos ou discursos, e Copywriting é a arte de escrever esses textos.

CRM:

CRM significa Customer Relationship Management. É um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente. As ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos.

CUSTO POR AQUISIÇÃO:

Custo por Aquisição é o quanto o anunciante pagará para a plataforma de anúncios apenas quando o objetivo da campanha for alcançado, seja ele uma venda, um formulário preenchido, a visualização de um vídeo ou qualquer outra meta.

DESEJO e DORES:

Desejo é aquilo que o seu possível cliente deseja e que você poderá resolver com o seu produto ou serviço.
Já as Dores são os problemas que o seu possível cliente possui e que você poderá solucionar com o seu produto ou serviço.

DOMÍNIO:

É o nome do seu site ou da sua URL.
Ex: www.comoviverdeblog.com.br
Um domínio é um nome único de identificação de um site na Internet.
É necessário comprar um domínio para que você tenha o registro do domínio.
Há várias “extensões” de domínios. Domínios com a extensão .com.br devem ser comprados no https://registro.br/ Há uma taxa anual para a renovação desse domínio.
As extensões variam de acordo com o ramo de atividade da sua empresa.
Exemplos:
Extensão .com.br (para fins comerciais)
Extensão adv.br (para advogados)
Extensão imb.br (para Imobiliárias)

E-BOOK:

O E-book é um conteúdo escrito, disponível em forma digital, e baixado via Download. Ele pode ser lido em celulares, computadores, Tablets, ou Kindle. Pode ser gratuito ou pago. Em geral o E-book é gratuito quando é fornecido como uma recompensa digital, ou seja, em troca do e-mail da pessoa. Quando feito de forma mais elaborada e complexa, o E-book costuma ser vendido por se tratar de um material com conteúdos ricos em qualidade.

E-COMMERCE:

E-commerce é qualquer forma de comércio que seja feita pela internet.

EDGERANK:

Edgerank é o algoritmo que o Facebook utiliza para decidir se determinado post vai aparecer em seu feed ou não.

EMAIL MARKETING – E-MAIL MARKETING:

Email Marketing é o envio de email para a sua lista de assinantes.

ENGAJAMENTO:

Engajamento é o relacionamento do público com a sua marca. Formas indicadas de se engajar com o seu público são: responder a comentários, curtir e compartilhar ações nas redes sociais.

 

FACEBOOK ADS:

Facebook Ads são os anúncios que você pode fazer no Facebook.

FAN PAGE:

Fan Page é uma página no Facebook, usada por empresas para criar relacionamento com clientes e leitores.

FEED:

Feed é um arquivo gerado pela ferramenta de publicação do blog (Blogger, WordPress, etc) para o seu blog. Ele é atualizado sempre que o blog é atualizado, e pode ser lido em um agregador.

FUNIL DE VENDAS:

Funil de vendas é o caminho percorrido por um lead, através de um relacionamento, normalmente feito por uma sequência de e-mails, com o objetivo de gerar uma venda.

GOOGLE ADSENSE e GOOGLE ADWORDS:

Google Adsense é um programa de afiliados do Google. É uma forma de ganhar dinheiro veiculando anúncios de terceiros em seu website ou blog. Funciona como se você estivesse alugando espaço em seu site para que o Google insira os anúncios dele. Quando alguém clica no anúncio em seu blog, você ganha um percentual em dinheiro.

O Google Adwords são anúncios pagos exibidos na rede de pesquisa do Google. É um sistema do próprio Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do Adsense.

GOOGLE ANALYTICS:

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Ele mede quantos usuários acessam o seu site, de que forma chegam até ele, e como se comportam durante a navegação pelo seu site.

GOOGLE DRIVE:

O Google Drive é um local dentro da sua conta de Gmail para que você possa arquivar ou compartilhar documentos online com outras pessoas.

HANGOUT:

Hangout é um produto do Google de videoconferência (grátis) para fazer seminários ao vivo sobre assuntos diversos. Ao final do hangout, o vídeo pode ficar disponível para ser assistido novamente.

HASHTAGS:

Hashtags são palavras escolhidas para marcar determinado conteúdo nas redes sociais. O seu símbolo é #. Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

HOSPEDAGEM:

É um lugar que você aluga para hospedar o seu site na Web. Essa “empresa de aluguel” armazena os arquivos do seu site para que as pessoas possam acessá-lo. Em geral é cobrada uma taxa mensal para a hospedagem do seu site.
Exemplos de algumas empresas que fazem hospedagem: Bluehost, Dreamhost, e GoDaddy.

HOTSITE OU MICROSITE:

Hotsite ou Microsite é feito, em geral, para destacar uma ação de comunicação momentânea. Os Hotsites possuem um tempo de vida útil programado, ou seja, são criados apenas para uma determinada ação de marketing ou comunicação específica. Em geral os Hotsites costumam divulgar lançamentos de produtos ou eventos específicos e pontuais.

IMPRESSÕES:

Impressões é a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido nas páginas de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede de Display do Google.

INBOUND MARKETING e OUTBOUND MARKETING:

Inbound Marketing é uma nova forma de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. Outbound Marketing é uma tática antiga de marketing que força a venda de produtos e/ou serviços para os clientes.

INFOGRÁFICO:

Infográficos são representações visuais gráficas com o objetivo de facilitar a compreensão de conteúdos.

INSIGHT:

Um Insight é ideia normalmente gerada a partir da compreensão de uma ideia ou pensamento.

KEYWORDS:

Keywords são palavras-chaves que as pessoas usam ao fazerem pesquisas na internet.

LANDING PAGE OU PÁGINA DE CAPTURA:

A Landing Page é uma página para as pessoas se cadastrarem no seu site. Ela tem o mesmo objetivo de uma Squeeze Page, ou seja, capturar o e-mail do visitante. A diferença de uma Landing Page para uma Squeeze Page é que a Landing Page deve ter mais conteúdo na página, como depoimentos de clientes, vídeos explicativos, explicações sobre o produto, e o que será oferecido em troca.

LEAD:

Lead é um potencial cliente, também chamado como “prospect”. Um lead é qualquer pessoa que demonstre interesse no seu negócio e que se cadastra em seu site fornecendo o seu e-mail e outros dados de contato.
Um Lead por ser Quente ou Frio.

Um Lead Quente é uma pessoa que está engajada com o seu conteúdo e bastante disposta a consumir e/ou comprar o seu produto ou serviço.
Já um Lead Frio é uma pessoa que está pouco engajada, tem baixo interesse, no seu conteúdo ou no que você está oferecendo.

LINK DE AFILIADO:

Um link de afiliado é uma url única que possui um código identificador único referente a um determinado produto. Esse código permite ao produtor identificar de onde um usuário (lead) veio e conceder então ao respectivo afiliado a comissão correspondente.

LISTA DE E-MAILS:

Lista de E-mails são todos os e-mails que você acumula/captura quando as pessoas (leads) se cadastram no seu site ou página de captura em troca de mais informações ou de algum bônus.

MARKETING DE CONTEÚDO:

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para a criação de conteúdos relevantes para atingir a sua audiência na internet.

MARKETING VIRAL:

Marketing Viral é uma estratégia desenhada sob medida para que uma ação de marketing seja multiplicada exponencialmente conquistando milhares de visualizações.

MÉTRICAS:

Métricas são parâmetros utilizados para medir e avaliar o desempenho das ações de marketing.

NAVEGADOR:

Navegador é o programa que você usa para acessar sites na internet. São conhecidos em inglês como browsers. Os mais populares são: Chrome, Internet Explorer, Safari, e Firefox.

PALAVRA-CHAVE:

A palavra-chave pode se uma palavra ou termos compostos por mais de uma palavra. São a forma como o usuário escreve a sua pesquisa/dúvida nos buscadores, com o intuito de obter respostas precisas e solucionar seus problemas. Imaginar as palavras-chave como sendo as hashtags no Twitter ou no Instagram facilita a compreensão deste conceito.

PODCAST:

Podcast é conteúdo em forma de áudio. Em vez de você escrever um texto no Blog ou site, você grava esse texto e ele é ouvido pelo seu público enquanto está caminhando ou no trânsito.

POSTS e REPOST:

Post são os conteúdos criados nos Blogs ou nas redes sociais.

Repost é o compartilhamento de uma publicação feita no Instagram através de aplicativos.

SACADA:

Sacada é um termo geralmente usado por empreendedores quando querem se referir à uma dica.

SEO:

SEO significa Search Engine Optimization – otimização do site com o objetivo de facilitar a indexação por ferramentas de busca e consequentemente melhorar o ranking do blog nos resultados.

SERP:

A SERP em inglês é Search Engine Results Page, ou seja, é a página de resultados do Google.

SQUEEZE PAGE:

Squeeze Page é uma página para capturar informações de contato como e-mails. Uma Squeeze Page deve ter um CTA (Call to Action = Chamada para Ação), ou seja, o objetivo da página é que a pessoa deixe as suas informações de contato em troca de alguma coisa, como fazer um download de um E-book, receber mais dicas, ou entrar para uma lista vip. Em geral uma Squeeze Page possui apenas um texto, ou um vídeo, e a chamada para a ação (formulário para o visitante preencher com os seus dados).

TAXA DE REJEIÇÃO (BOUNCE RATE) e TAXA DE SAÍDA:

A taxa de rejeição, ou Bounce Rate, é um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram uma única página do seu site ou Blog e, em seguida, saíram sem continuar a navegação para uma próxima página. Cada vez que isso acontece, é contabilizada uma rejeição.

Taxa de rejeição não é a mesma coisa do que Taxa de Saída. A taxa de rejeição só acontece quando uma pessoa acessa apenas uma página do site. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o site a partir de determinada página, independentemente desta ser a primeira página visitada do site ou não.

TRÁFEGO:

O Tráfego é o número de visitante ao seu site. Existem duas formas de gerar acessos ao seu site: através do tráfego orgânico e do tráfego pago.
O Tráfego Orgânico é aquele em que o seu site é achado sem que você faça qualquer pagamento ou anúncio.
Já o Tráfego Pago requer que você invista em anúncios (no Google ou nas Redes Sociais) para alcançar as pessoas. O Tráfego Pago é feito quando se quer atingir mais pessoas do que o tráfego orgânico atingiria.

UPSELL e DOWNSELL:

O upsell é a venda complementar de um produto oferecido. Ou seja, é a venda de algo mais além do que a pessoa está comprando.

Já o Downsell é quando a pessoa se recusa a comprar o Upsell. Normalmente, nesse momento, o produto é oferecido à pessoa por um valor mais baixo.

URL:

A URL significa o endereço que as pessoas digitam para chegar a um site ou a uma página específica. Ex: www.comoviverdeblog.com.br
Cada página em seu site tem uma URL específica.
Exs:
Página sobre Facebook: https://comoviverdeblog.com.br/facebook/
Página sobre Adsense: https://comoviverdeblog.com.br/adsense/

VÍDEO DE VENDAS:

O Vídeo de Vendas é um vídeo feito com o objetivo de vender um produto, um serviço ou uma ideia.

WEBINÁRIO:

Webinário são palestras online que podem ser gravadas ou apresentadas ao vivo.

 

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