O que Não Fazer num Blog de Viagens

0
224
O que não fazer num Blog de Viagens

Você está pensando em começar um blog de viagens? Quer apenas compartilhar as suas viagens com os amigos e a família? Ou deseja ganhar dinheiro com ele e viajar o mundo? São várias as razões para se começar um Blog de Viagens, mas cuidado, nem tudo o que te dizem é o correto.

O que Não Fazer num Blog de Viagens

Para te ajudar a começar um Blog de Viagens com o pé direito, vou colocar abaixo dicas do que fazer e, principalmente, do que não fazer num Blog de Viagens.

 

Não escolha o caminho mais fácil para iniciar o seu blog

Mesmo que você comece o seu blog apenas por diversão ou passatempo, tente tratá-lo como algo profissional. O que isso significa? Significa que você não deve, por exemplo, criar um blog no Wix e nem no Blogger. Se depois de algum tempo você tomar realmente gosto pela coisa e quiser crescer e monetizar o seu blog, você lamentará terrivelmente ter escolhido uma dessas opções.

Escolha um domínio, um nome para o seu blog, que você goste e que realmente seja seu. Faça o registro do nome do seu blog no https://registro.br/ Você pagará pouco, apenas uma vez ao ano, e terá um domínio totalmente seu.

Não tente aprender tudo de uma vez

Não tente aprender tudo de uma vez só. Vá fazendo cursos específicos e domine bem aquele assunto. Faça por exemplo um curso de WordPress para aprender a como melhorar a aparência do seu blog, como deixá-lo mais atrativo.

Existem vários cursos gratuitos sobre o WordPress, mas nenhum deles entrega as principais informações e dicas. Um curso que eu super recomendo é o WordPress para Leigos do Marcos Rezende. O curso é para inciantes mas te entrega muito mais valor do que você pode imaginar. Mesmo os não tão iniciantes deveriam dar uma reciclada fazendo o curso do WordPress para Leigos.

Depois de dominar o WordPress, parta para um segundo curso, como por exemplo um curso sobre Marketing de Conteúdo para você aprender a escrever bem no seu blog.

Eu indico muito o curso Marketing Hacks do Rafael Rez sobre Marketing de Conteúdo. O curso é sensacional e o Rafael Rez tem toda a paciência do mundo para te explicar tudo quantas e quantas vezes for necessário.

Um dos desafios de um blog de viagens é sempre ter coisas novas para se aprender, sejam elas novas redes sociais, dicas de SEO, mudanças de algorítimos do Google, e muito mais. É impossível achar que dá para fazer e assimilar tudo de uma vez. Vá aprendendo aos poucos e colocando em prática o conteúdo aprendido.

Portanto, não tente fazer e aprender tudo de uma vez. Defina as suas prioridades. Faça uma lista das suas necessidades e vá dominando aos poucos uma a uma.

Aqui estão alguns cursos interessantes para você ir se aperfeiçoando:

Curso de WordPress para Leiogs – do Marcos Rezende
Curso de Marketing de Conteúdo – do Rafaez Rez
Curso Técnicas de SEO para Blogs – do Marcos Lemos
Curso de Instagram
Curso de Facebook e Curso de Facebook Ads
Curso Segredos do Adsense – do Jonathan Taioba
Curso de Fotografia Cara da Foto 

Não tente fazer tudo sozinho

É praticamente impossível fazer e aprender tudo sozinho. Uma boa dica é fazer networking, ou seja, conhecer e aprender com pessoas que dominam mais aquele conteúdo. E como fazer isso? Bem, a comunidade de blogueiros de viagem tem crescido cada vez mais, e existem algumas comunidades de blogs de viagem, seja em grupos dentro do Facebook, ou mesmo se afiliando a uma rede ou associação. No Brasil existem duas redes de Blogs de Viagem, a RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem) e a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem). Você deve se inscrever para participar delas. Depois de enviar a sua solicitação, o seu blog será analisado e, caso você seja aceito, passará a ter contato com outros blogueiros de viagem. Esse é um espaço perfeito para você aprender com os outros. Além de poder participar de grupos específicos para blogueiros, você ainda terá a chance de conhecer pessoalmente pessoas que têm o mesmo interesse que você e que podem te ajudar de várias formas.

Não se iluda achando que todos vão querer saber das suas viagens

Não se iluda achando que todos vão querer saber das suas viagens, isso não é verdade. Você deve, ao contrário, achar aquelas pessoas que têm a mesma paixão que você. E, se o seu blog for especificamente sobre um nicho, você deve procurar aonde as pessoas interessadas sobre esse nicho estão. Eu, por exemplo, viajo bastante sozinha e acabei por me identificar com um grupo de blogueiras mulheres que viajam sozinhas. Foi perfeito para eu conhecer gente que gosta do que eu gosto e também para alargar os meus horizontes. Existem vários nichos e grupos específicos para eles, como grupos de mães que viajam com filhos, grupos de blogueiros que curtem trilhas, e por aí vai. Encontrando esses grupos, você acabará achando também onde estão os leitores interessados no seu blog, no seu conteúdo.

Não crie metas mirabolantes no início do seu blog

Não crie metas mirabolantes no início do seu blog, estipule pequenos objetivos que você realmente possa alcançar. É muito fácil se iludir no começo achando que você atingir 1000 seguidores no primeiro mês, ou que você vai postar coisas muito legais todos os dias.

Objetivos e metas são importantes sim, mas pense naquelas que realmente são tangíveis. Criar conteúdos constantemente é o melhor dos mundos, mas criar um bom conteúdo uma vez na semana é melhor do que criar vários pequenos e bobos conteúdos todos os dias. A mesma coisa serve para as redes sociais. Não pense que você vai conseguir dar conta de divulgar e crescer todas elas de uma vez só. Escolha uma ou duas redes sociais e se dedique bem a elas, foque nelas.

Depois de algum tempo, reveja as suas metas e resultados. Perceba se o que você planejou deu certo ou se você precisa mudar e repensar as suas metas. Vá, dessa forma, dando aos poucos pequenos mas consistentes passos rumo ao que você quer alcançar.

Não ache que você estará sempre viajando para ter um bom Blog de Viagens

Manter um blog de viagens dá bastante trabalho. Você precisa pensar nos conteúdos, escrevê-los, selecionar as fotos, editar fotos e vídeos, e ainda divulgar os posts nas redes sociais. É humanamente impossível estar viajando o tempo todo. Além disso, pode ser que o seu orçamento não dê conta disso. Então, use as suas viagens anteriores e compartilhe as suas dicas e experiências sobre aquele destino. É claro que você também precisa viajar e conhecer e explorar novos lugares, mas você não precisa se tornar um nômade digital para isso. Na verdade, são poucos aqueles que conseguem viajar e simultâneamente escrever e postar bons conteúdos no blog. Uma coisa é colocar fotos nas redes sociais, outra é sentar e se dedicar a escrever um bom conteúdo para os seus leitores.

Se você gosta de viajar e de escrever, crie o seu Blog de Viagens

Se você gosta de viajar e de escrever, não pense duas vezes em criar o seu Blog de Viagens. Como eu já disse anteriormente, dá trabalho sim, muito, mas também é recompensante poder expor as suas experiências e fazer com que outros possam sonhar em também tê-las algum dia. Um dos objetivos de um blog de viagens é justamente proporcionar ao leitor o prazer de poder sonhar e, quem sabe, também realizar essa viagem.

Então não espere mais, comece o seu Blog de Viagens e compartilhe a sua paixão em viajar!

Veja outros posts sobre Como Ter um Blog.

Acompanhe o Como Viver de Blog no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here