Dicas de Como Usar o Pinterest

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O Pinterest é uma excelente ferramenta para gerar tráfego orgânico para os sites e blogs. Para você conhecer melhor essa ferramenta, vamos compartilhar abaixo algumas Dicas de Como Usar o Pinterest. Saiba como alavancar o seu negócio usando o Pinterest.

Dicas Pinterest

Dicas Pinterest – Informações Básicas e Dicas Gerais sobre o Pinterest

O Pinterest tem como objetivo inspirar as pessoas para que elas busquem e descubram novas coisas.

O Pinterest não é uma Rede Social e sim um Buscador

O Pinterest não é uma rede social. O objetivo do Pinterest não é fazer com que as pessoas se relacionem, ele funciona mais como uma ferramenta de inspiração, um lugar para buscas e descobertas. E, por ser um lugar onde as imagens são os elementos principais, são justamente essas imagens que inspiram e que facilitam o processo de buscas e descobertas. Portanto, o Pinterest é muito mais um buscador do que uma rede social.

Uma frase em inglês muito comum é: “Pinterest is not about yourselfie but about yourself“.

Números de usuários no Pinterest & Audiência e Faixa etária dos usuários do Pinterest:

  • O Pinterest possui mais de 335 milhões de usuários ativos
  • O Pinterest possui mais de 240 bilhões de Pins salvos
  • O Pinterest possui mais de 5 bilhões de pastas criadas
  • 80% dos acessos são feitos via Mobile (celular)
  • O Brasil é o país de maior audiência fora dos Estados Unidos.
  • No Brasil são mais de 38 milhões de usuários ativos, com mais de 7,5 bilhões de Pins salvos.
  • 31% dos usuários do Pinterest tem entre 15 e 24 anos
  • 35% dos usuários do Pinterest tem entre 25 e 34 anos
  • 30% dos usuários do Pinterest tem entre 325 e 44 anos
  • A audiência do Pinterest é em sua grande maioria de mulheres, tanto no Brasil como no mundo (66 são mulheres e 33% são homens).
  • 93% dos pinadores usam o Pinterest para planejar compras
  • 87% dos pinadores compram algo que viram no Pinterest

Categorias mais Populares no Pinterest:

As categorias mais populares no Pinterest são: comida e bebida, decoração, health & Fitness, Pais & Filhos, Pet, moda, viagens, Faça você mesmo, beleza e maquiagem.

O que é o Pin e que tipos de Pins existem:

O Pin nada mais é do que uma postagem no Pinterest, é uma ideia em forma de imagem ou vídeo. Todo Pin é criado para ser salvo, compartilhado e clicado dentro do Pinterest. Essa imagem ou vídeo pode ter um link para o seu blog, ou para o Instagram, ou para o Youtube.

Formatos possíveis dos PIns:

  • Pin Padrão: são os Pins de imagem
  • Pin Girafa: ideais para infográficos
  • Pin Carrossel: é um Pin com várias imagens
  • Pin de vídeo: é um vídeo que você sobe para o Pinterest
  • Pin de História: pode ter até 20 páginas de imagens construindo uma narrativa.Pin de Produto: ainda está começando (maio de 2020) no Brasil.

Algumas dicas sobre os Pins:

  • Reações aos Pins: os emogis permitem que os usuários interajam avaliando o seu Pin de História e conteúdo de vídeos.
  • Onde o Pin pode aparecer: o Pin pode aparecer na página inicial, ou na busca, ou nos Pins relacionados.
  • Engajamento no Pinterest: quanto mais pessoas se engajarem com o seu conteúdo, mais ele será exibido no Pinterest. Os Pins devem, portanto, gerar engajamento.

Tipos de Buscas dentro do Pinterest

Busca Guiada: ao começar a digitar uma palavra na busca, aparecem outras sugestões de palavras que vão afunilando a busca e entregando um resultado mais preciso.

Busca Flashlight: para identificar itens específicos de um Pin e descobrir mais informações a respeito ou onde comprá-lo via os Pins Relacionados. Ao abrir uma foto (dá cum close-up), no canto direito tem uma lupa, e ao clicar em algum item da foto, o Pinterest traz mais resultados que tenham relação com o que você clicou.

Busca Lens: Tire ou selecione uma foto do seu rolo de câmera para encontrar ideias relacionadas. É o primeiro mecanismo de busca por câmera do mundo. Quando você vê alguma coisa que te interessa, você vai na busca e clica na câmera, essa câmera abre e você tira a foto do que você quer. Ao tirar essa foto o Pinterest mostra alguns resultados parecidos com aquilo.

Busca por tom de pele: filtro que permite buscar fotos de determinados tons de pele. 60 dos 100 principais termos para buscas relacionadas à pele no Pinterest envolvem um tom, seja ele pele clara ou escura.

Conteúdo Nativo

Conteúdo nativo é aquele conteúdo que está dentro do Pinterest. Exemplo: cria um vídeo e sobe ele diretamente para o Pinterest (e não para o Youtube). É uma experiência para consumir dentro do Pinterest e não ter que sair do Pinterest.

PinCode = QR Code

O Pinterest tem um modelo de QR Code que é o Pincode. Pincodes são os códigos especiais que você pode criar para compartilhar seu perfil ou pasta do Pinterest no mundo real. Produtos com um Pincode podem levar para um blog dando mais informações para o usuário. O objetivo é trazer as pessoas de fora para conhecerem a sua marca quando a pessoa escaneia o produto. O Pincode pode, por exemplo, estar num pacote de açucar e levar para uma pasta com receitas. Você pode ter um Pincode para o seu perfil que é a sua logo, ou um Pincode para uma pasta específica.

O que é o Pinterest Trends

O Pinterest Trends é uma ferramenta oficial do Pinterest que indica os termos mais buscados nos últimos 12 meses no Pinterest, além dos períodos de pico para entender como os conteúdos performam na plataforma. O objetivo é que os criadores de conteúdo se inspirem e tragam conteúdos relevantes para os usuários. Por enquanto (maio de 2020) o Pinterest Trends só está disponível nos Estados Unidos.

Pinterest 100

O Pinterest 100 é um relatório com as principais tendências para se inspirar e experimentar.

Conta Pessoal ou Conta Business

No Pinterest você pode criar uma conta pessoal ou uma conta de negócios (Business). A conta Business é gratuita e, caso você tenha uma conta pessoal, poderá transformá-la numa conta Business a qualquer momento. A conta Business possui uma série de recursos adicionais que a conta pessoal não tem, como o Pinterest Analytics e a possibilidade de subir conteúdos nativos através do criar Pin.

Na conta Business você pode personalizar o seu perfil com uma descrição, foto e pastas que destaquem a sua marca. É possível adicionar todas as informações do seu negócio.

Configurar o Perfil no Pinterest:

É importante preencher todas as informações do seu negócio na sua conta Business (email de contato, nome, website). No seu perfil você também pode configurar vários outros itens como:

  • Criar uma Capa para a sua página do Pinterest
  • Verificar o seu site (aparece um globinho ao lado da url do seu website)
  • Configurar a Vitrine: pode destacar até 5 pastas do seu perfil.
  • Gerenciar mais de um Perfil: com o mesmo acesso é possível conectar-se a diversas contas de uma só vez.

Visualizadores mensais:

Visualizadores mensais é a quantidade de usuários únicos que foram impactados no último mês.

Descrições e Palavras-chave

As descrições são essenciais para dar mais indexação e relevância para seus conteúdos na plataforma. Por isso, adicione palavras-chave na descrição no seu perfil, nas pastas e nos Pins.

Reivindicar o Site e outras contas:

Reivindique seu site e outras contas como Instagram e Youtube para ter acesso ao Analytics. Sua foto de perfil aparece ao lado de quaisquer Pins provenientes das contas conectadas, dando a você a atribuição que merece pelo conteúdo.

Instale o Botão Salvar:

O Botão Salvar no seu site facilita o compartilhamento do seu conteúdo.

Rich Pins ou Pins Avançados:

Pins avançados oferecem mais informações no próprio Pin puxadas diretamente do seu site. Existem três tipos de Pins avançados:

  • Pins de Produto: facilitam as compras. Eles incluem o preço, disponibilidade e pontos de venda do seu produto.
  • Pins de Receita: possuem todas as informações como ingredientes, tempo de cozimento e porções (ex: receitas.com.br)
  • Pins de Artigo: ajudam os usuários a salvar matérias importantes para eles. Eles exibem título, autor e descrição da matéria.

Feed RSS

Crie Pins automaticamente a partir do seu site usando um feed RSS vinculado à sua conta business do Pinterest. Todos os conteúdos postados no seu site ou blog serão repostados no seu Pinterest automaticamente. Para isso, basta conectar seu feed RSS nas configurações do Pinterest. O site do RSS tem que ser do mesmo domínio do que o site que foi verificado, senão não funciona.

Pastas Organizadas

As pastas ajudam a organizar os Pins por categoria, finalidade ou público. Os nomes, as descrições e as categorias das pastas influenciam a maneira como seu conteúdo aparece nos resultados da pesquisa do Pinterest. No Pinterest você pode ter uma pasta com vários Pins ou uma pasta com sub-pastas dentro dela. As pastas devem conter título, descrição e categoria.

Pastas Compartilhadas:

Criar pastas compartilhadas com parceiros e influenciados é um jeito simples de ampliar o alcance, já que essas pastas aparecem em todos os perfis. É possível compartilhar uma pasta entre dois ou mais perfis.

Frequência de Postagens:

Crie Pins de qualidade regularmente para aumentar o alcance. Comece a se conectar com os usuários criando conteúdo relevante e inédito semanalmente para inspirá-los. É possível programar o agendamento de Pins com o Pin Scheduler.

Diretrizes da Comunidade do Pinterest

As Diretrizes da Comunidade do Pinterest foram desenvolvidas para garantir a segurança da plataforma para todos, incluindo criadores de conteúdo. Saiba mais em: Community Guidelines

Shopping:

Esse recurso permite subir o seu catálogo de produtos no seu perfil do Pinterest para que eles sejam descobertos quando as pessoas estiverem se inspirando. Ainda está em teste no Brasil com marcas de moda e decoração. Para solicitar esse recurso: parceiros@pinterest com

Integração com outras Ferramentas

Os Pinterest Partners fornecem soluções tecnológicas sofisticadas para ajudar você a escalar no Pinterest, como programar publicações e gerenciar o engajamento. Alguns parceiros são: Khoros, Sproutsocial, Hootsuite, Tailwind, Curalate, Later, e Dah Hudson.

Publicidade no Pinterest:

No Brasil ainda não está liberada a publicidade no Pinterest (maio 2020).

Como Aprender tudo sobre o Pinterest:

Se você é iniciante no Pinterest ou se não sabe fazer algumas das coisas descritas acima, então você deve fazer o curso Desvendando o Pinterest. Esse curso explica tudo sobre o Pinterest e ainda mostra como melhorar o seu tráfego usando essa ferramenta.

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest:

Dicas Pinterest - Como Viver de Blog

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